9º Congresso Brasileiro de Educação Especial
Nota às Sociedades e Comunidades Acadêmico-Científicas:
À luz dos princípios da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Lei Brasileira de Inclusão e da perspectiva Sociobiopsicológica da Acessibilidade, com caráter cooperativo e interdisciplinar, as pesquisas acadêmico-científicas a serem apresentadas no 9º CBEE poderão destacar eventual representatividade de sujeitos que compõem o chamado "público-alvo da Educação Especial" em qualquer um dos eixos TEMÁTICOS.
A acessibilidade na perspectiva sociobiopsicológica é prevista em todos os eixos do evento, de modo a fomentar a compreensão de que sua preconização não se restringe a “espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo” (Artigo 112, Lei nº 13.146, de 6 de junho de 2015).
Nessa direção, a acessibilidade é compreendida como a materialização do que temos chamado de inclusão. A concretização da acessibilidade, portanto, prevê a interlocução dinâmica, cooperativa, policêntrica e inter/multivetorial no âmbito das dimensões sociais e de seus respectivos atores. Assim, a área da Educação Especial prevê o engajamento de gestores, docentes, equipes multiprofissionais, empregadores, estudantes, seus pares, familiares e demais sujeitos/atores sociais, todos esses podendo ter ou não deficiências, altas habilidades, superdotação e/ou transtorno do espectro do autismo.
Nessa perspectiva, os interlocutores podem ter como escopo fundamental convencionar, cooperativamente, a elaboração de políticas, o desenvolvimento de estudos e pesquisas e a concretização de práticas que visem superar eventuais barreiras e/ou identificar facilitadores que possam se apresentar nos diversos tempos, espaços e trajetórias escolares, acadêmicas e de formação profissional.
Respeitando toda a história do CBEE (link) e, também, a diferença entre os conceitos de TEMA e de PÚBLICO, compreendemos que essa disposição potencializará as possibilidades de interfaces entre pesquisadores que discutem TEMAS em comum. Por essa razão, os estudos que potencialmente se enquadrariam em algum dos remotos eixos “temáticos” das últimas edições*** poderão ser submetidos em qualquer um dos atuais Eixos TEMÁTICOS da vigente edição do CBEE, contribuindo para que a autoria dos estudos a serem apresentados enfatize a centralidade TEMÁTICA do seu estudo, especificando (ou não) o “público”.
*** (Eixos das Edições Anteriores: 2. Altas habilidades/Superdotação; 6. Deficiência auditiva/Surdez; 7. Deficiência Física; 8. Deficiência intelectual; 9. Deficiência visual; 19. Múltiplas deficiências; 27. Surdocegueira; 28. Transtornos Globais do Desenvolvimento).
No quadro a seguir, disponibilizamos hiperlinks com a ementa de todos os eixos temáticos, indicando possíveis aproximações com aqueles das edições anteriores. Esse exercício coletivo sugere que, na perspectiva sociobiopsicológica da acessibilidade, a autoria dos textos submetidos tenha a liberdade de eventualmente destacar representatividades populacionais no âmbito dos diversos TEMAS que transversalizam a área da Educação Especial.
. As orientações para a escrita dos textos estão disponíveis (link)
. Os sistemas de inscrições e de submissão de trabalhos já estão disponíveis! (link)
Eixos Temáticos do 9º CBEE e Respectivas Ementas
Eixo 01. Metodologia, Métodos e Ética na Produção e Difusão do Conhecimento Científico na Perspectiva da Acessibilidade
Eixo 02. História da Educação Especial, Organizações, Movimentos Sociais e Acessibilidade
Eixo 03. Políticas Educacionais, Acessibilidade e Interfaces
Eixo 04. Formação de Profissionais na Perspectiva da Acessibilidade
Eixo 05. Serviços de Apoio à escolarização, à Formação Profissional e Tecnológica na Perspectiva da Acessibilidade
Eixo 06. Famílias, Cooperação e Acessibilidade
Eixo 07. Diferenciação e Acessibilidade Curricular
Eixo 08. Recursos Pedagógicos e Didática na Perspectiva da Acessibilidade
Eixo 09. Ensino de Línguas e Educação Especial: Aquisição, Aprendizagem, Formação e atuação Profissional na Perspectiva da Acessibilidade
Eixo 10. Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
Eixo 11. Comunicação, Letramento e Acessibilidade
Eixo 12. Habilidades Sociais, Emocionais e Cognitivas na Perspectiva Sociobiopsicológica
Eixo 13. Avaliação da Aprendizagem na Perspectiva Sociobiopsicológica
Eixo 14. Formação e Acessibilidade na Educação Superior, Profissional e Tecnológica
Eixo 15. Interfaces das Modalidades de Ensino com a Educação Especial
Eixo 16. Educação Física, Esportes e Acessibilidade
Eixo 17. Fatores de Risco: Prevenção e Intervenção na Perspectiva Sociobiopsicológica
Eixo 18. Diversidade de Gênero e Sexualidades na Perspectiva Sociobiopsicológica
Eixo 19. Profissionalização, Programas de Transição ao Trabalho e Acessibilidade Laboral
Eixo 20. Arte, Cultura, Lazer e Acessibilidade